Prêmio Ester Sabino para mulheres cientistas é lançado em São Paulo

17 de março de 2021

Apenas 48 horas após o primeiro caso de COVID-19 do país ser confirmado em um hospital de São Paulo, a sequência completa do genoma do SARS-CoV-2 foi publicado pelas cientistas, com a colaboração de pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz e das universidades de São Paulo (USP) e de Oxford (Reino Unido).
Publicado no dia 28 de fevereiro de 2020, o trabalho de sequenciamento foi realizado em tempo recorde, graças a uma tecnologia rápida e portátil que tem sido fundamental para o monitoramento da pandemia e a identificação das novas variantes do vírus (leia mais em: https://agencia.fapesp.br/32637).
Um ano após o feito, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) lançam o “Prêmio Ester Sabino para mulheres cientistas”, com o objetivo de incentivar a participação de mulheres na ciência e reconhecer sua contribuição ao desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do Estado de São Paulo.

Veja a matéria completa em:
https://agencia.fapesp.br/premio-ester-sabino-para-mulheres-cientistas-e-lancado-em-sao-paulo/35418/

premio ester sabino
https://youtu.be/YBo6SXsB01o

 

Resultados das eleições para representantes no Conselho Diretor do IMT e na CEPE

Veja abaixo os resultados das eleições para representações discente, docente e de funcionários no Conselho Diretor do IMT.
Parabéns aos eleitos e obrigada pela participação de todos!

Agora os resultados das eleições para representações discente, docente e de funcionários na Comissão de Pesquisa, Ensino e Extensão do IMT.
Parabéns aos eleitos e obrigada pela participação de todos!

   

Nova diretoria do IMT

Dra Cassia
A nova diretora do CEIMT – Dra. Maria Cássia Jacintho Mendes Corrêa

Atualmente é Professora Associada do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

É também médica assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde coordena o Grupo de Hepatites Virais da Divisão de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1984), mestrado (1993) e doutorado (2002) e Livre Docência (2015) em Doenças Infecciosas e Parasitárias, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Bolsista do CNPq na categoria Produtividade nível 2.

Atua como orientadora do programa de pós-graduação do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médica Responsável pelo Laboratório de Investigação Médica/LIM-52 do HC-FMUSP. Atuou como Consultora Especial na área de hepatites virais junto à Diretoria do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) de maio de 2017 a fevereiro de 2019.

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Moléstias Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: hiv, hepatite c, co-infecção hepatites virais e HIV, aids, infecções do SNC e infecção pelo SARS-CoV 2.


Comunicado – Nova direção do Instituto de Medicina Tropical

 

Novo Portal de Serviços da USP

Comece a usar o novo Portal de Serviços!

Já está disponível para toda a comunidade USP o novo Portal de Serviços!!!
Você pode acessar o Portal pelo link: portalservicos.usp.br ou, caso prefira, use: olimpo.usp.br ou portal.usp.br

Utilize seu usuário e sua senha única, a mesma utilizada atualmente para acessar os sistemas corporativos.

Lembre-se: a partir do mês de dezembro esta será sua única forma de acessar as funções dos sistemas USP.

Na página inicial do Portal, clique em “Faça um tour pelo novo portal”, para conhecer a funcionalidade disponível.

Com o novo Portal, você vai acessar os serviços acadêmicos e administrativos da USP em uma visualização rápida e personalizada, com menu integrado por funções, lista de tarefas pendentes, busca e localização dos serviços por palavra-chave.

Caso encontre algum erro ou tenha alguma dificuldade para usar o novo Portal, clique em “Tire suas dúvidas”, na página inicial.

Superintendência de Tecnologia da Informação (STI)
Universidade de São Paulo

   

Falecimento do Prof. Thales de Brito

Prezados,

Comunicamos o falecimento do Professor Emérito Thales de Brito, ocorrido 26/09/2020, aos 95 anos de idade.

Graduado pela Universidade de São Paulo (1951 – turma 34) doutorado ,Livre Docência ,Professor Adjunto e Professor Titular em Medicina pela Universidade de São Paulo . Professor Emérito da Universidade de São Paulo,Instituto de Medicina Tropical. Com experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia e imunopatologia da leptospirose, esquistossomose, paracoccidioidomicose e imunopatologia de doenças infecciosas em geral. O Professor Thales foi um exemplo de dedicação à Pesquisa, ao Ensino e à Assistência em nossa Faculdade de Medicina e formou várias gerações de médicos e, especialmente,de Patologistas.

A ele nossas sinceras homenagens e nosso eterno respeito e agradecimento.

Veja esse momento do Prof. Thales de Brito, na ocasião dos 50 anos do IMT.

https://youtu.be/RyGRavGbt2Y

 

03 de Setembro – Dia do Biólogo

O dia do Biólogo, 3 de Setembro, vem nos chamar a atenção para todos os profissionais que geram ciência e formam cientistas.

O momento da pandemia tem deixado claro o imprescindível papel da ciência para formação de uma sociedade capaz de tomar posse do conhecimento e, consequentemente, adotar condutas éticas a favor do que é essencial à vida.

Quanto mais acessível esse caminho, mais equilibrada será a vida na nossa sociedade.

Por isso, parabenizamos todos os profissionais engajados no cumprimento dessa missão no IMTSP, HC, FMUSP e demais unidades.

Dra. Tânia Regina Tozzeto Mendoza

 

dia biologo
Nossa querida colega Lucy Santos Vilas Boas, mestre, Biologa, do LIM IMT FMUSP, representa a todos nós profissionais que trabalham da area da saúde, dedicada a área há mais de 30 anos.
 

Importation and early local transmission of COVID-19 in Brazil, 2020

http://imt.usp.br'wp-content/uploads/2020/05/S1678-9946202062030.pdf

 

COVID-19 da América Latina sequenciado em 48 horas no Instituto Adolfo Lutz

O Instituto Adolfo Lutz, em conjunto com o Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e com a Universidade de Oxford, completou hoje o sequenciamento do primeiro caso de coronavírus da América Latina, apenas 2 dias após o caso ter sido confirmado. Os pesquisadores fazem parte do projeto CADDE, que tem apoio da FAPESP e do Medical Research Council (MRC) do Reino Unido, e desenvolve novas técnicas para monitorar epidemias em tempo real.

Os dados de genomas completos do SARS-CoV-2 dos casos de COVID-19 são essenciais para o desenvolvimento de vacinas e de testes diagnósticos. Esses dados são importantes para a compreensão da dispersão do vírus e para detectar mutações que possam alterar a evolução da doença.

O primeiro caso de COVID-19 no Brasil (BR1) teve diagnóstico molecular confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz no dia 26 de fevereiro de 2020. O caso refere-se a um paciente infectado com o vírus durante uma visita à região de Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 deste mês. O genoma completo do vírus foi disponibilizado à comunidade científica no dia 28 de fevereiro de 2020.

Uma análise preliminar da nova sequência, em conjunto com dados disponibilizados por outros pesquisadores, encontra-se disponível no Virological.org, um fórum de discussão para virologistas, epidemiologistas e especialistas em saúde publica: http://virological.org/t/first-report-of-covid-19-in-south-america/409

A figura abaixo mostra o número oficial de casos de COVID-19 confirmados na Itália pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e mostra a rapidez da resposta do grupo de pesquisa brasileiro. Grupos internacionais têm demorado em média 15 dias para gerar e submeter as suas sequências relativas a casos de COVID-19, o que destaca a relevância científica da pesquisa brasileira.